Ponto de Vista

 

Que Bicho-Líder é Você?

Um líder necessita ter escuta de bicho. O líder-bicho está em permanente estado de prontidão. Todo o seu corpo está à escuta. Não somente suas orelhas captam o entorno. Ele tem uma escuta de pele.
A pele, maior órgão do ser humano, é formada por infinitos poros. Na etimologia da palavra “poro” encontramos: ação de passar, travessia, passagem, via de comunicação, ponte, via, caminho, conduto, leito do rio e do mar. É pelos poros que fazemos a experiência de atravessamento, aprofundando a escuta e percebendo as sutilezas do que nos chega.
O líder-bicho percebe até mesmo a música do silêncio e os espaços vazios, fazendo-se passagem. Essa é uma maneira sua de criar intimidade com o mundo. Esse estado de alerta deixa-o sempre prestes a agir em acordo com as demandas organizacionais. E como via de comunicação, por escutar seus liderados, faz fluir o trabalho como um rio que progride em afluentes e, finalmente desfaz-se em mar. Sempre em movimento. Sempre em rede. Um líder-bicho conduz o seu bando para o alimento. Também defende seus companheiros e organiza-os para a ação.
O oposto do líder-bicho é o líder blindado. Seus poros estão fechados. Ele vê, pensa e age a partir de clichês. O clichê é o que antecede toda a experiência e lhe rouba a possibilidade de criar e de agir conforme o movimento. O clichê é o que direciona o seu olhar, a sua percepção, os seus juízos, os seus sentidos e afetos, bloqueando sua criatividade e sua espontaneidade. O líder-blindado foi capturado pelo hábito e se ocupa da reprodução. Ele não integra o outro porque não o escuta, sequer o vê. Ele pensa e age só.
O mundo contemporâneo é marcado pela pressa e pelo sempre igual da moda, fazendo de nós pessoas-clichês. Daí para o tão falado apagão de líderes é só uma questão de contexto. Já não escutamos. Já não nos escutamos – pois toda escuta é escuta a um só tempo do outro/mundo e de si mesmo. Perdemos a intimidade conosco e com o que nos cerca. Estamos cheios de respostas prontas e de opiniões. Perdemos o olhar de lince e de águia, o olfato do leão, a rapidez do guepardo, a maleabilidade da cobra, a escuta do tamanduá e da coruja.
A Voigt Brasil tem se mantido alerta, em prontidão, na escuta das necessidades do mundo do trabalho. Por isso propõe a desconstrução do hábito através de um programa de formação de líderes que incita a pensar , a agir e a conviver para além dos clichês: com espírito e escuta de bicho.
Que tipo de líder (ou de bicho-líder) é você?

 

 

Voltar

 


 

Voigt Brasil Recursos Humanos
R. Edísio Pondé 353, Emp. Tancredo Neves, Sl. 710, Stiep • (71) 3272-6635R. Professor Magalhães Neto, 1550 – Ed. Premier Tower, sala 1709 – Pituba
Salvador/BA - CEP 41.810-012 - Tel: +55 71 3272 6635
Facebook LinkedIn Twitter